5 TRATAMENTOS PARA ALIVIAR A DOR NA COLUNA ANTES, DURANTE E DEPOIS DA GRAVIDEZ



5 TRATAMENTOS PARA ALIVIAR A DOR NA COLUNA ANTES, DURANTE E DEPOIS DA GRAVIDEZ


A gestação é um dos momentos mais bonitos e delicados na vida de uma mulher. Gerar um filho exige alguns cuidados, principalmente com corpo que está em constantes mudanças durante nove meses.
Estima-se que 80% das mulheres gestantes se queixam de dores na coluna. A partir do quinto mês até o sétimo mês as dores aumentam, pois o bebê está em fase de crescimento. Além disso, as alterações hormonais colaboram para a frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia.
Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Graziela Basílio Yoshimura, existem três tipos de dores na coluna que atingem a gestante: a dor pode ser lombar, dor pélvica e dor noturna. “A dor na lombar é localizada na região inferior da coluna, dependendo de sua intensidade pode irradiar para as pernas. Já a pélvica acomete a articulação entre o sacro e a bacia chamada sacro-ilíaca. Algumas mulheres podem ter a síndrome da dor na coluna noturna devido ao acúmulo de fadiga muscular no final da noite”, afirma.
São diversos os fatores que podem contribuir para que mulher sinta dor na coluna. Mulheres que não mantém a postura, abusam do salto alto, carregam excesso de peso, permanecer muito tempo sentada podem contribuir para que a dor se instale.  A gestante pode desconfiar da dor na coluna  quando este incômodo aparece no final do dia, sensação de peso na região, pontadas e aos poucos ela pode se instalar causando desconfortos.
A hora de dormir pode ser um pesadelo para as futuras mamães. “A mulher não consegue encontrar uma posição confortável na hora de dormir, o que pode prejudicar a coluna”, afirma a fisioterapeuta.
O ideal é utilizar um travesseiro entre as pernas e os joelhos e os mesmos devem permanecer dobrados.
Será que a minha dor na coluna é hérnia de disco?
São raros os casos de hérnia de disco na gestação. Mas, as mulheres que se queixam de dor na região lombar deve procurar um médico para fazer exames para descartar está possibilidade. “A gestante pode fazer exercícios para fortalecer a musculatura da coluna e para manter o equilíbrio evitando que a hérnia seja comprimida”, sugere a especialista.
Como driblar a dor na coluna durante os nove meses?
A coluna pode ser fortalecida antes, durante e após a gestação. Mas, para isso é importante procurar um profissional capacitado e não se exercitar sozinha, pois alguns exercícios podem prejudicar ao invés de ajudar.
A fisioterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética separou sete tratamentos que podem ser feitos durante este período para aliviar o incômodo. Confira:
1)Pilates 
O pilates visa reeducar a postura sem causar dor. Os exercícios são realizados para estimular a musculatura que sustenta a coluna sem causar impactos nas articulações. O pilates irá melhorar a postura, a flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio.
2) Drenagem Linfática
Alivia os inchaços e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Pode ser feita durante os nove meses, mas tem algumas restrições para gestantes em algumas condições. Não é indicada para grávidas com hipertensão, insuficiência renal, trombose venosa profunda e infecções de pele.
3) Massagem Relaxante
A Massagem relaxante pode ser feita durante toda a gestação e consiste em uma massagem leve e sem dor. Esta técnica ajuda a aliviar as dores na região lombar e diminui a ansiedade.
4) Reflexologia
A massagem aplicada nos pés abrange estímulos nos mesmos que correspondem a partes do corpo, promovendo um relaxamento geral, sendo importante também para o equilíbrio da pressão arterial, o estímulo do processo digestivo e alívio da constipação intestinal. Deve ser realizada por um profissional qualificado pois é necessário saber quais pontos cada gestante pode ser estimulada ou não, para isto é preciso realizar um mapeamento individual de cada mulher.
5) Shiatsu 
O Shiatsu é uma terapia por meio da massagem que é muito eficaz no tratamento de dores em geral. No tratamento das dores nas costas o Shiatsu atua através de estímulos de compressão digital em pontos distais e locais à dor, assim como, nos canais de energia. Ainda o terapeuta utiliza técnicas de tração e de reajuste articular, com a finalidade de descomprimir as raízes nervosas, relaxar e alongar os músculos que sustentam a coluna vertebral. Indicada após a gestação para aliviar as dores nas costas.



assinatura blog photo Assinaturablog_zps14377703.png

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para mim..
Responderei assim que puder...

E não esqueça de deixar o seu link do seu cantinho para que eu visite também hein!!

Muito obrigada!!!

Volte sempre...

Beijos

Translate

Arquivo Blog

PageRank

Virtuosas (os) que passaram por aqui...

Online

Virtuosa Artesanato Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados